Onde a Fé e a Tecnologia se conectam





Estou certo de que isto também acontece convosco: às vezes o telemóvel fica sem sinal, nalguns lugares. Pois bem, lembrem-se que se Jesus não está em nossa vida é como não ter sinal. Não se consegue falar e fechamo-nos em nós mesmos. (Papa Francisco)
Fonte: MENSAGEM VÍDEO DO PAPA FRANCISCO, AOS JOVENS REUNIDOS NO ESTÁDIO OLÍMPICO, POR OCASIÃO DO JUBILEU DOS ADOLESCENTES [23 de abril de 2016] (consultar documento completo)



video em espanhol: clica aqui



No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem actual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé. Na realidade, muitas pessoas estão a descobrir – graças precisamente a um contacto inicial feito on line – a importância do encontro directo, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé. Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra. (Papa Bento XVI)
Fonte: MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 47º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS «Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização» [12 de Maio de 2013] (consultar documento completo)




jotaForma-te: 


Catecismo da Igreja Católica
Android  |  iOS
ver site oficial
Vaticano
Android  |  iOS
ver site oficial
Agência Ecclesia
Android  |  iOS
ver site oficial





jotaReza:


Bíblia Comigo
Android  |  iOS
ver site oficial
iBreviary
Android  |  iOS
ver site oficial
Passo-a-Rezar
Android  |  iOS
ver site oficial
Click to Pray
Android  |  iOS
ver site oficial
Taizé Readings
Android  |  iOS
ver site oficial



Evangelizo
Android  |  iOS
ver site oficial

Católico Orante
Android  |  iOS
ver site oficial

Santidade
Android

Pocket Terco
iOS
Confissão
iOS



NOTA: algumas das APP estão disponíveis também para windows phone. Consulta o seu site oficial.

jotaNavega:


  • The Pope Video (PT-BR): é uma iniciativa global, promovida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), para colaborar na difusão das intenções mensais do Santo Padre sobre os desafios da humanidade. Todos os meses, acompanharemos o Papa Francisco nos seus pedidos de oração. Junta-te a nós. Visita a secção “Envolve-te” para saber como.
  • Apostolado da Oração: O Apostolado da Oração (AO) é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária. No site, no separador ORAÇÃO, propõe três momentos de oração ao longo do dia: 1) Com Jesus pela manhã; 2) Com Jesus durante o dia; 3) Com Jesus à noite.
  • iVangelho: semanalmente é lançado um vídeo de aproximadamente 5 minutos, com a leitura animada do Evangelho, uma reflexão breve feita por um padre e a proposta de um desafio concreto para colocar em prática.
  • iMissio[i, de itech, igreja & Missio, de missão] é um projeto de evangelização que tem como objetivo criar uma comunidade que está convicta que a internet é um ambiente de evangelização que desafia o modo de pensar a fé. Pretende ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações que o Homem está a viver.
  • WhatsPrayer: grupo de oração via a aplicação WhatsApp. Todos os dias, às 09 horas de Portugal, é enviada uma oração simples, curta, mas interpelativa. As orações são ao estilo Taizé: pequenas frases que permitam a meditação das pessoas, a interpelação, a oração.
  • Lugar Sagrado: espaço de Oração na Net, para 10 minutos de oração a partir de um texto bíblico.
  • Essejota: nasceu a partir da pastoral juvenil da Companhia de Jesus e consiste numa equipa de mais de cem jovens voluntários que escrevem textos na internet, procurando, a partir de diversas perspetivas, mostrar uma visão cristã da humanidade e do mundo.
  • YouCat: é uma abreviatura de duas palavras em inglês YOUTH e CATECHISM e baseia-se no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência na Igreja – e adopta a sua estrutura formal. A partir do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o YOUCAT recolhe a mesma estrutura de pergunta e resposta. O YOUCAT está repleto de citações, referências e explicações que ajudam os jovens a compreender melhor os propósitos da Igreja.
  • L'Osservatore Romano: (em português O Observador Romano) é o jornal da Santa Sé. Faz a cobertura de todas as atividades públicas do Papa, publica editoriais escritos por membros importantes do clero da Igreja Católica e imprime documentos oficiais depois de autorizados. Seus lemas são: unicuique suum (a cada um o seu) e no praevalebunt ("Os portões do Inferno" não prevalecerão) os quais estão impressos sob o título na primeira página.




Tweets do Papa Francisco





Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aos jovens católicos, para os exortar a levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé. Caríssimos, senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida. Nos primeiros tempos da Igreja, os Apóstolos e os seus discípulos levaram a Boa Nova de Jesus ao mundo greco-romano: como então a evangelização, para ser frutuosa, requereu uma atenta compreensão da cultura e dos costumes daqueles povos pagãos com o intuito de tocar as suas mentes e corações, assim agora o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento profundo das mesmas para se chegar a uma sua conveniente utilização. A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste «continente digital». Sabei assumir com entusiasmo o anúncio do Evangelho aos vossos coetâneos! Conheceis os seus medos e as suas esperanças, os seus entusiasmos e as suas desilusões: o dom mais precioso que lhes podeis oferecer é partilhar com eles a «boa nova» de um Deus que Se fez homem, sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade. O coração humano anseia por um mundo onde reine o amor, onde os dons sejam compartilhados, onde se construa a unidade, onde a liberdade encontre o seu significado na verdade e onde a identidade de cada um se realize numa respeitosa comunhão. A estas expectativas pode dar resposta a fé: sede os seus arautos! Sabei que o Papa vos acompanha com a sua oração e a sua bênção. (Papa Bento XVI)
Fonte: MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 43º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: «Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade» [24 de Maio de 2009] (consultar documento completo)




E tu? conheces outros APP? 

Indica nos comentários





Vamos cantar? :)





0 comentários:

Enviar um comentário

Jotas de Viana

Associação Diocesana da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo
Cont. nº 513 149 880
Rua Góis Pinto S/N
4904-864 Viana do Castelo
pastoraljuvenilviana@gmail.com

- - - - - -
»» Subscreve a nossa Newsletter
- - - - - -

A nossa agenda


ver calendário maior
« ver aqui »

»» queres sincronizar a nossa agenda com a tua?
Vê como « aqui »

Facebook & Instagram

@sdpjviana - deixa o teu like :)
www.facebook.com/SDPJViana




@sdpjviana
www.instagram.com/sdpjviana


Hinos VianaJovem


PARTITURAS / ACORDES


Hino do IX Viana Jovem - Toco tambor
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 231 KB)

Hino do X Viana Jovem - Larga o que trouxeste
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 350 KB)

Hino do XI Viana Jovem - Perdido em Deus
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3,54 MB)

Hino do XII Viana Jovem - Alegrai-vos no Senhor
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 778 KB)

Hino do XIII Viana Jovem - Ide e fazei discípulos - acordes
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 81,7 KB)

Hino do XIV Viana Jovem - És mais feliz quando te dás
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 399 KB)

Hino do XV Viana Jovem - Verás a Deus
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 45,00 KB)

Hino do X Viana Jovem

Larga o que trouxeste

Hino do XII Viana Jovem

Alegrai-vos no Senhor

Hino do XIII Viana do Jovem

Ide e fazei discípulos

Hino do XIV Viana Jovem

És mais feliz quando te dás

Hino do XV Viana Jovem

Verás a Deus

Hino do XIX Viana Jovem

Temos o mundo para evangelizar

XX VIANA JOVEM 2020

Remember and rise up


Dia JMJ | 23 de cada mês

Levanta-te e vamos!

Passo a Rezar

Youcat

Estudai o Catecismo! Este é o desejo do meu coração! (Papa Bento XVI)